Por detrás de uma Geração

Caros Leitores, 

Fomos convidados a escrever um pequeno artigo, sem tema ou regras específicas, para que nos possam conhecer um pouco melhor. Acreditamos que a melhor forma de o fazer é contando então a nossa história, aquilo que nos trouxe até aqui. Ir até às nossas origens, às nossas raízes!…

Um bocado irónico termos sido eleitos apenas há três semanas e poder dizer que já temos “raízes” mas a verdade é que temos.

De forma a facilitar a compreensão deste artigo, passamos agora a palavra à nossa presidente que nos fará recuar um bocadinho no tempo…

Testemunho da Presidente da AE: Daniela Custódio

(…)

8 e 9º ano, onde tudo começou…

Estávamos em 2021, no meu 8º ano, mais precisamente na aula de Francês da professora Emília, na escola Básica Professor José Buisel. Costumava sentar-me ao pé do meu amigo João Sobreiro e lembro-me de lhe perguntar se achava boa ideia organizarmos o nosso baile de finalistas no ano seguinte, uma vez que algo assim não se realizava desde o Covid. Ele concordou e rapidamente metemos toda a gente a par da ideia… íamos mesmo realizar o nosso baile de finalistas no 9º ano!

Chegou o 9º ano, em 2022. Os preparativos para a grande noite finalmente começaram e tudo graças à nossa professora Emília que desde o princípio nos ajudou a organizar e a dar vida aos nossos planos. Criámos um pequeno grupo, com cerca de doze, treze pessoas (dois representantes de cada turma do 9º ano) e entrámos logo em contacto com o hotel onde se realizaria o baile. Lembro-me que na altura fizemos um cabaz de Páscoa e vendemos rifas para juntarmos algum dinheiro para as decorações e a verdade é que conseguimos! Conseguimos organizar um baile de finalistas memorável, e proporcionamos a todos uma noite mágica. E foi nessa altura (finais do 9º ano) que chegámos a ir conhecer a escola Manuel Teixeira Gomes no dia aberto, aquela que viria a ser a nossa futura casa. Foi aí que surgiu a ideia para criar uma lista no nosso 12º ano. Vimos que juntos podíamos criar coisas incríveis, coisas que realmente podiam fazer a diferença. Saímos da escola ansiosas com o futuro, ansiosas com o que seria a nossa lista dali a três e à hora de almoço no nosso típico café não se falou noutra coisa…Foram tempos muito bons, tenho saudades.

Foi nesse dia aberto que tudo começou…

10º ano, o ano da mudança…

Setembro de 2022, o ano em que chegámos à Teixeira.

A minha adaptação no secundário foi fácil e divertida. Tive uma grande ajuda na escola desde o início. Deixo o meu agradecimento especial à menina que me apresentou ao mundo das Associações de Estudantes e dos projetos que realmente valem a pena…Ana Oliveira, a minha menina bonita, como a Simona costumava dizer. 

A Ana conseguiu que eu integrasse uma lista candidata à Associação de Estudantes logo no 10º ano, coisa que era um bocado impensável na altura. Acabámos por ganhar e de repente podia dizer que fazia parte da AE.

Estar no 10º ano, numa escola nova, e fazer parte da AE ajudou-me imenso a criar bases que nos seriam úteis no 12º ano. 

Uma das melhores memórias que tenho dessa altura sou eu e a minha melhor amiga Ilda, sentadas nos bancos do McDonalds do Aqua a comer o nosso gelado e a debater ideias. Queríamos pensar logo em tudo! Nome da lista, ideias, plano eleitoral… estávamos completamente focadas e motivadas.

Nesse ano ainda conheci pessoas incríveis, que estão agora no 2º ano da universidade, e fui adquirindo estratégias e contactos que foram essenciais agora na criação da nossa lista. Apesar de ter sido novidade criar uma lista agora, já não era tão desconhecido, o que nos facilitou imenso. Deixo então o meu obrigada à Lista R, que serviu de impulso e de Rumo para a criação da nossa “Nova Geração”.

11ºano, das palavras à ação…

O 11º ano foi um bocado estranho, não consigo dizer muito bem porquê. E dou já spoiler: íamos perdendo a nossa lista…

Foi um ano cheio de emoção, pois chegámos à escola com uma novidade do senhor diretor: as listas candidatas à AE desse ano esse ano seriam bianuais…BIANUAIS! Ou seja, já não teríamos hipótese de nos candidatarmos no ano seguinte.

 Foi uma sensação tão má, tão desoladora, mas entretanto tudo se compôs. Fizemos uma reunião com o diretor e conseguimos mudar as coisas. Conseguimos que essa nova regra fosse implementada apenas no ano seguinte, no nosso ano!

No que toca ao mundo da AE, as eleições desse ano foram só em janeiro, então não se fez nada o 1º período todo, o que é pena porque a lista M, candidata e eleita na altura, tinha muito mais para oferecer.

Descrevo o 11º como um ano de reflexão e debate de ideias para a nossa lista no ano seguinte. Eu e a Ilda criamos o conceito de “Geração” nos bancos do McDonalds. Queríamos algo que tivesse haver com “Casa”, “Abrigo”, “Família” e queríamos ser algo “Novo”, algo memorável na vida dos estudantes. Na altura eu também andava obcecada com fotografias antigas da escola e ver as Associações anteriores sempre me motivou a criar uma lista. Queria restaurar o espírito da Teixeira e dar a conhecer a todos aquilo que era o nosso Agrupamento, foi então que surgiu a ideia da Geração e das “raízes” que mais tarde vieram a integrar o nosso slogan. 

Estava decidido, íamos ser a “Nova Geração”. Depois as restantes ideias vieram surgindo, desde a árvore (da vida ou genealógica) , um símbolo que tem enorme significado, até à cor laranja. E como a lista ia ter mandato de dois anos e ia ser para o Agrupamento todo (agregando uma representação de todos os anos e idades), fez todo o sentido arranjarmos pessoas para cargos suplentes, atribuindo as designações de “Segunda Geração”. Pensámos em tudo cuidadosamente e que fizesse sentido de forma a transmitirmos a nossa mensagem da melhor maneira. 

Entrei em contacto com ex-presidentes da AE e todos adoraram a ideia e antes do ano letivo acabar já tínhamos data das campanhas e eleição agendada e tudo aquilo com que sonhamos anteriormente começava a tornar-se realidade. 

As nossas férias de verão foram de volta da lista. Consegui juntar 33 pessoas que abraçaram o projeto e confiaram que ia dar certo,(não podia ter pedido melhor núcleo).

Realmente sem trabalho nada se faz. Foram dias intensos de gravações, de preparações de festas , de risos, choros, frustrações mas acima de tudo de companheirismo e espírito de equipa. Tínhamos tudo para dar certo e tínhamos a nossa Grande vontade de vencer.

12ºano, o início da nova Geração

Queridos leitores e teixeirenses, chegámos ao presente.

Realizamos o nosso sonho, fizemos umas campanhas incríveis com a lista U e tornamos memorável todo o nosso percurso! Fomos eleitos a nova Associação de Estudantes do Agrupamento de Escola Manuel Teixeira Gomes!

Quando me perguntam se alguma vez pensei que isto se tornaria verdade, paro para pensar em todo o percurso que fizemos até aqui. Lembro-me então das promessas que fizemos no 9º ano após o baile de finalistas em como seríamos a nova associação de estudantes da escola, lembro-me das duas meninas sentadas nos bancos do Mcdonald’s a falar no futuro 12º ano e naquilo que íamos construir, lembro-me dos momentos que passei com o meu núcleo no verão e em tudo o que construímos juntos. Sempre soube que seria possível e tive a sorte de encontrar pessoas que também acreditaram que seria possível. Apesar de não irmos ao encontro da idealização de todos os alunos do agrupamento, estamos aqui para eles e por eles. Queremos ser a voz dos estudantes, a vossa voz, e acima de tudo os vossos amigos! 

Não sei o que o futuro nos reserva mas sei que se estivermos rodeados das pessoas certas tudo será possível.

Se leram isto até aqui e estão a pensar em criar uma lista em algum momento do vosso percurso escolar, digo certamente para o fazerem e para nunca desistirem.

Agradeço a todos pelo voto de confiança e espero honrar a nossa Geração da melhor maneira possível. Somos e sempre seremos a Nova Geração, Das raízes ao presente.

De forma a eternizar para sempre o nosso percurso, passo agora a palavra a alguns membros no núcleo para contarem a sua perspectiva:

Ilda Caldas, Departamento de Marketing:

“Sou a Ilda Caldas, faço parte da associação de estudantes e sou a menina que trata das redes sociais e faz os cartazes que todos podem ver! 

Lembro me na altura do 9°ano enquanto preparávamos o baile de finalistas. Foi uma sensação incrível e sinto que desde aí a vontade de organizar coisas e fazer algo pela escola e pelas pessoas só aumentou.

Lembro me também que eu e a Daniela passámos horas e horas a falar sobre criar uma lista, e qual vai ser o tema, e a letra e o design!! 

Foi incrível toda a preparação, e fico tão orgulhosa por ver que foi tudo realmente feito e que somos felizmente associação de estudantes!

Fazer parte deste projeto com a minha melhor amiga é a minha parte favorita, ver que o tempo passou e perceber que se realmente quisermos as coisas, e que elas acontecem, é um sentimento de gratidão e orgulho.

Sobre o meu cargo, este projeto tem me ajudado a aprender e crescer tanto! Tenho aprendido mesmo muito e sinto que tenho de aproveitar ao máximo pois é algo que realmente gosto e que posso mesmo levar para meu futuro! E, por isso, tenho de agradecer à Daniela, sem ti nada disto era possível.”

Dinis, Presidente da 2ªGeração:

“Quando a Dani veio falar comigo à parte para perguntar se queria participar numa lista, logo na hora senti-me entusiasmado e tive que me conter. Passado algum tempo, confiaram em mim para ser o presidente da segunda geração, o que me deixou num misto de emoções entre receio e gratidão. 

Ao longo do tempo, fui acolhido de forma muito carinhosa, levarei comigo todas as amizades que construí e as memórias que criei. Juntos passamos por muito para conquistar a AE, e todos os dias tentamos fazer o melhor pela nossa escola. 

Sinto-me pequeno ao ver a Dani e outros colegas a controlar tudo com muita destreza e eficácia, mas espero conseguir fazer o mesmo e continuar a manter o espírito Teixeira “

Carlota Martins, Departamento da Cultura e Artes:

“No início do secundário, fui super bem recebida, até porque já conhecia pessoas que estavam na Teixeira, e fui tão bem recebida por essas pessoas que no início do meu 10° ano fiz parte de uma lista, que infelizmente não ganhou…após isso a Daniela, a nossa, presidente, falou me que já estava a fazer planos e a criar ideias para uma lista futura para quando chegássemos ao 12°ano, e assim aconteceu, deixaram me nas mãos a responsabilidade de fazer parte da Associação de Estudantes e sermos a geração que irá mudar a geração daqui para a frente, e mostrar o que realmente é ser da Teixeira, ter o espírito teixeirense dentro de nós e reviver a Teixeira passada e fazer uma Teixeira com os meus princípios passados mas melhor!!”

Eva Santos, Vogal da Direção:

“Fazer parte de uma lista é, sem dúvida, uma das experiências mais enriquecedoras que qualquer estudante pode ter, e fico feliz por ter tido a oportunidade de o fazer ao lado de pessoas que tornam esta experiência tão especial. A lista G, e agora AE do nosso agrupamento, leva-me a crer que os jovens não são tão inativos como nos fazem crer, somos capazes de nos unir e ultrapassar qualquer obstáculo quando estamos juntos e com um objetivo comum.

Fico feliz e realizada por fazer parte desta geração, por crescer e aprender enquanto faço a diferença e por proporcionar a mim, e a uma comunidade, momentos especiais e inesquecíveis.

Por um agrupamento melhor, pela antiga Teixeira e por um bem maior sou G!”

Inês vieira , coordenadora dos departamentos :

“Fazer parte desta lista é incrível, a convivência e as amizades que criamos são inexplicáveis, pessoas unidas que partilham os mesmos sonhos e desafios, uma experiência que toda a gente devia ter a oportunidade de experimentar. É tão reconfortante ver que, quando surgem dificuldades, há sempre um grupo pronto para te apoiar e superar qualquer obstáculo.

Para além que participar de um projeto que realmente vai fazer a diferença na escola traz todo um sentimento de realização. É uma jornada cheia de emoções e um capítulo que sei que vai ficar marcado na vida de cada um de nós.”

Caros Leitores,

Chegamos ao fim desta jornada e esperamos que tenham apreciado a nossa história. Para aqueles que não se identificaram conosco, esperamos que, ao menos, consigam nos ver sob uma nova perspectiva. Estamos aqui para representar um grupo vasto de pessoas e, a cada dia, damos um pouco de nós mesmos para compartilhar com vocês.

Agradecemos profundamente a todos que confiaram na nossa mensagem e nos acompanharam ao longo deste percurso.

Para sempre uma família, para sempre a nova Geração.

-Associação de estudantes 2024-2026

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *