Sempre quiseste ver qual é o drama todo em relação a Star Wars, e do porquê ser tão adorado, mas não sabes por onde começar? Então estás a ler o artigo certo.
Eu também já fui uma admiradora de ficção científica muito curiosa nesta relíquia do cinema, porém sem saber o que ver primeiro e que contexto é que era preciso para realmente perceber o que aqueles peixes espaciais estavam para ali a falar. Até que certo dia fui orientada, e então percebi o que eu havia perdido este tempo todo.
Assim, neste artigo darei algum contexto e explicarei como assistir os filmes na ordem mais coerente e de forma que tenhas a melhor experiência possível.
Bem, vou começar a explicar da forma mais simplista possível como esta franquia está “organizada”:
São 9 filmes principais e dividem-se em 3 trilogias:
- as “prequelas” (episódio I, episódio II e episódio III)
- os “originais” (episódio IV, episódio V, e episódio VI)
- as ”sequelas” (episódio VII, episódio VIII, e episódio IX)
A parte confusa aqui é que os 3 filmes das prequelas foram feitos depois dos “originais”, sendo que, como o próprio nome indica, a história das prequelas passa-se antes da dos originais.
Então começo pelas prequelas ou pelos originais?
Existem opiniões divididas neste assunto, mas o recomendado é assistir os originais primeiro, ou seja, pela ordem de lançamento, e não pela ordem cronológica. Sim, isto vai implicar em estranhamente assistires os episódios 4,5 e 6 antes dos episódios 1, 2, 3, mas confia em mim quando digo que é a melhor ordem para se assistir.
Assim irás começar esta aventura por assistir o filme “Star Wars episódio IV: Uma nova Esperança”. Este passa-se durante o Império Galáctico, assim como os próximos filmes, “Star Wars episódio V: O Império Contra-Ataca” e “Star Wars episódio VII: O Regresso de Jedi”. Estes 3 filmes contam com Luke Skywalker como personagem principal, o qual luta pela independência da galáxia do Império corrompido que a governa. Porém claro que não é só isso, segredos vão sendo revelados trazendo drama e uma linda história para esta trilogia.
Quando terminares os episódios IV, V e VI, passarás para a trilogia das prequelas. Esta passa-se antes do Império, ou seja, durante a República Galáctica (ou Grande República), mais especificamente 19 anos antes dos acontecimentos da trilogia que já viste. Assim vais começar por assistir “Star Wars episódio 1: A Ameaça Fantasma”, seguido de “Star Wars episódio II: O Ataque dos Clones” e por fim, mas definitivamente não menos importante, o grandioso “Star Wars episódio III: A Vingança dos Sith”. Esta trilogia revela imensas coisas sobre a trilogia original, e traz uma profundidade imensa à história.
Por fim, temos a trilogia das sequelas, que se passam 30 anos após os originais. Se a este ponto ainda não te fascinaste por o que viste, já podes desistir disso e ver Inspector Max. Porém, se gostaste do que viste até agora, podes assistir as sequelas: “Star Wars episódio VII: O Despertar da Força”, “Star Wars episódio VIII: Os Últimos Jedi” e “Star Wars episódio IX: A Ascensão de Skywalker”. Esta trilogia possui opiniões divididas, sendo bastante criticada pela mídia, muitos “fingem que não aconteceram”, mas cabe-te a ti decidir se gostas!
E assim terminamos oficialmente de assistir Star Wars. Mas não acaba por aqui… Este universo é enorme! Existem imensos filmes e séries de spin offs como “Rogue One: Uma História de Star Wars”, “Han Solo: Uma História de Star Wars”, “The Mandalorian”, “O Livro de Boba Fett”, etc.. Mas nada chega aos pés da série “ Star Wars: A Guerra dos Clones”. Conta com 7 temporadas e decorre, efetivamente, durante a guerra dos clones (entre o episódio II e o episódio III). Nos filmes esta guerra é mencionada, porém imensa coisa aconteceu durante esta longa guerra, e é aí que entra esta série. Explora imenso cada personagem, introduz outras, fala sobre diversas batalhas entre planetas e conta histórias fascinantes. Definitivamente uma ótima série para quem é fã dos filmes. Muitos a criticam por ser animada, mas é visível que a animação está bem feita, e a mesma vai progredindo cada vez mais ao decorrer da série e a dobragem é perfeita.
Depois de assistires a guerra dos clones, estás livre de assistir o que bem entenderes! Os meus favoritos são “The Mandalorian” e “Star Wars Rebels”! Recomendo imenso!!
Termino assim esta explicação. Se este artigo converteu pelo menos 1 pessoa, o meu dever já está por aqui terminado.
May the force be with you.
-Do teu mestre do jornal, para o seu jovem padawan leitor.