No passado dia 10 de Maio realizou-se no auditório do museu de Portimão, a anual edição da Conferência de Filosofia na Cidade, organizada pelo Grupo de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. O tema “A Guerra justa: um paradigma em colapso?” foi abordado pelo conferencista convidado, Prof. Alexandre Franco de Sá, professor auxiliar no Departamento de Filosofia da Universidade de Coimbra, autor de diversas publicações em revistas de especialidade filosófica e de vários livros, tendo vencido o Prémio de Tradução Científica União Latina/FCT, em 2003, pela tradução coletiva da obra Holzwege, de Martin Heidegger, e o Prémio-FLUC/Ensino, em 2020, por excelência docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
A sessão iniciou-se com a exibição da curta-metragem “Limbo”, realizada pelos irmãos Marcos e Marcelo Silva a partir de um argumento original de Miguel Coelho no âmbito de um mestrado em cinema na Escola Superior de Comunicação Social, em que um soldado morto em combate “acorda” numa sala para ser julgado, num diálogo que põe em causa questões éticas e o significado de se ser “humano”.
A conferência incidiu sobre um tema que, infelizmente, está presente no mundo contemporâneo: a guerra. A abordagem filosófica revisitou o pensamento da história ocidental da nossa civilização, tratando do conceito e não-conceito de “guerra justa” ao longo dos tempos e o que pode ou não legitimar tal conflito.
Prof. Xavier Silva – Professor de Filosofia da AEMTG