A Mãe e o Pai ( ou a Madrasta e o Padrasto, a Avó e o Avô, a Irmã e/ou o Irmão ) são as pessoas mais importantes na nossa vida. Provavelmente estamos com eles todos os dias e são as pessoas que mais nos irão influenciar ao longo da nossa vida. Os Pais cuidam de nós desde que nascemos. O trabalho deles é amar, cuidar e guiar os filhos – e a maior parte dos pais fá-lo-á enquanto viverem, mesmo quando os filhos já são crescidos e até já têm os seus próprios filhos.
Isto significa que, à partida, partilharemos a nossa vida com os nossos Pais durante muito tempo. Por isso é importante que tenhamos com eles uma boa relação.
Mas, como podemos ver, a família também pode ser qualquer pessoa com quem nos sentimos confortável quando passamos tempo com ela. É aquela pessoa ou pessoas à quem contamos tudo sem ter medo que eles divulguem os teus segredos. Para cada um de nós a palavra família tem diferentes significados por isso vou passar para o tópico que eu escolhi para o meu ensaio neste ano, “será que temos contar tudo aos nossos pais?”.
Porquê é que eu fiz aquela introdução? Porque como já percebemos pelo aquilo que referi em cima, família não só Pais, Irmãos, Tios, Avós e etc. Infelizmente, há pessoas que não têm pais por alguma razão e há quem simplesmente só não confia neles. Por isso estas pessoas têm que partilhar coisas com os mais próximos para eles, por exemplo, amigos. Também podem ser outras, cada um decide sozinho. Na minha opinião, é importante contar tudo à alguém em que
confias, dizer como é que passou o teu dia, o que sentiste neste e naquele momento, falar sobre tuas experiências e etc. É fundamental isto porque faz-nos sentir melhor.
E agora, falar com os pais é mesmo importante porque, infelizmente não para todos, mas são os mais próximos pessoas na nossa vida. Mas dizer tudo já é diferente. Há coisas que nem todas as pessoas conseguem partilhar com a família. É algo muito grave que as pessoas acham que os mais próximos para eles nem vão percebê-los nem apoiá-los e por cima ainda vão julgá-los. E acontece assim que é mais fácil partilhar estes problemas com as pessoas desconhecidas para nós, ou seja, para alguém que não se importa com nossos problemas e não vai dizer nada, apenas ouve.
Guardar tudo dentro de nós é errado, por isso cada um decide com quem ele quer falar e partilhar tudo o que faz-nos sentir mal. Mas os nossos pais nos criaram, nos educaram, nos deram certos conhecimentos e todo o amor que tiveram e continuam nos dar até hoje. E, portanto, na minha opinião, deveríamos confiar neles e contar-lhes a maior parte do que acontece em nossas vidas. Mas também devemos ter os nossos segredos. É também muito importante para nós porque temos direito à nossa vida interior, cujos detalhes nem sempre queremos compartilhar com alguém. E outros deveriam respeitar isso e nos dar a oportunidade de ter nossos pequenos ou não segredos.
Mas por outro lado, esse segredo pode ser divulgado com outra pessoa, então não é melhor contar tudo de uma vez para alguém em quem confias?
– Daryna Samoilenko