O que é que imaginas quando pensas numa história bem escrita? Qualquer professor de português poderá apontar para Os Maias, ou até para os trabalhos de Tolkien, mas acredito que negligenciamos as outras maneiras mais alternativas de contar uma história cativante.

Após a primeira parte da 4ª temporada de Attack on Titan ter acabado, eu tive de continuar a ler o mangá para ver como a história continuava, e posso dizer com toda a certeza de que Attack on Titan pode ser das histórias mais emocionantes, e mais fascinantes, que já experienciei.

Antes de mais, não haverão grandes spoilers durante este artigo, quero apenas explicar o porquê da obra-prima de Hajime Isayama ser um exemplo ilustre de que manga pode ter uma história rica e com um propósito. Isayama é o autor e maestro por detrás de tudo o que acontece no mundo de Attack on Titan. Para além desta saga, o escritor não é conhecido por muito mais, apenas umas histórias curtas e crossovers.

Attack on Titan segue a história num mundo em que existem titãs. Os titãs são o superpredador, são humanos gigantes que não falam e, geralmente, possuem uma inteligência baixa. Seguimos uma civilização que vive dentro de três muralhas e que está sob constante ataque dos titãs fora destas. Com esta premissa simples Isayama consegue moldar mesmo assim a ideia, e criar uma história realmente épica.

Eren Yaeger é o personagem principal da história e o que tem mais desenvolvimento, especialmente a partir do capítulo 91 no mangá, ou temporada 4 no anime. Eren começa como um rapaz ambicioso que tem as suas motivações bem estabelecidas logo no primeiro episódio, isso é importante para nos podermos conectar ao personagem e termos uma personalidade interessante para nos guiar pela história.

A maneira que Isayama escreve os seus personagens é deveras interessante. Na escrita, há quem caracterize os personagens como ativos ou reacionários: personagens ativos fazem a história mover, procuram mais, e encontram mais dificuldades para ultrapassar; personagens reacionários não buscam a continuação da história, reagem apenas às dificuldades apresentadas. A magia de Attack on Titan, e de Eren especificamente, é que, Eren é o que acontece quando um personagem ativo vive num mundo que o força a ser reacionário. Esta dinâmica faz Eren um dos personagens mais interessantes e com a sua luta para mudar o mundo injusto em que vive, é só uma maior surpresa quando descobrimos exatamente o que se passa para além das três muralhas que conhecemos tão bem.

O aspecto mais interessante da história de Attack on Titan é que quanto mais lemos, mais descobrimos sobre o mundo. Parece que cada página virada, cada episódio novo, uma peça nova do puzzle aparece em cima da mesa para inserirmos. Mas esta peça não aparece do nada, isso seria uma maneira preguiçosa de realizar um plot twist, não, Isayama consegue apresentar pequenos detalhes que apenas são revelados como grande parte da história muito depois. Um exemplo é a chave dada a Eren no primeiro episódio, esta chave apenas virá a ser utilizada no final da 3ª temporada. Esta chave é a personificação do que faz Attack on Titan tão bom. Com paciência tudo fará sentido, todas as peças se irão juntar e criar uma grande história rica em significados e constantes mudanças, ambos no mundo e nos personagens.

-Gonçalo Borlinha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *