Olá, o meu nome é Pedro Paula tenho 16 anos e ando no 11ºano na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes em ciências e tecnologias. Sou praticante de karate há 14 anos e no último campeonato nacional da federação portuguesa de karate alcancei o 2º lugar de kumite em cadetes, e como vice-campeão nacional faço parte da federação nacional de karate. 

        O Karate-do é uma arte que remete para dezenas de milhares de anos de história, desde, inclusive, da era das lutas greco-romanas. As suas primeiras formas de arte como a conhecemos foram criadas na china com o nome de “Te”, em Japonês corrente, “Mão”. Seguidamente essa cultura foi adotada por cidadãos Japoneses da famosa ilha de Okinawa, por muitos conhecida como o berço do Karate-Do moderno pois nessa pequena ilha criou-se formalmente o Karate-Do que conhecemos e treinamos hoje. Por sua vez esta arte foi transportada para Tokyo onde foram formadas diversas associações dos diversos estilos que seguidamente traspassaram estes conhecimentos para todo o mundo.

Os 3 estilos mais conhecidas são o shotokan de Gichin Funakoshi, shito-ryu, de Kenwa Mabuni, e goju-ryu, de Chōjun Miyagi. Para além da vertente tradicional existe a competição que tem 2 formas diferentes. O Kata que é um conjunto de movimentos/técnicas com adversários imaginários. E o Kumite, que é o karate na sua forma mais pura, ou seja, um combate entre duas pessoas cujo objetivo é marcar pontos. Marca-se pontos fazendo técnicas que na realidade seriam eficazes para a nossa autodefesa, pois o karate é sobre a defesa e não sobre o ataque, como por exemplo um pontapé à cara, uma projeção (3 pontos), um soco á barriga ou à cara do adversário (1 ponto) ou um pontapé na lateral do adversário (2 pontos). O combate demora 2:30 minutos no meu escalão, mas varia consoante a idade, no final ganha quem tiver maior número de pontos ou quem tiver uma diferença de 8 pontos.

-Pedro Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *