A Grande Muralha Verde

Em 2007 iniciou-se um projeto chamado a Grande Muralha Verde em África abrangendo cerca de 11 países do Sahel, região africana entre o deserto do Sahara e o resto da África Subsariana, com cerca de 8 000 km de comprimento e 15 km de largura é um dos maiores projetos na história do continente, com o Senegal a fazer as maiores contribuições com 11 milhões de árvores plantadas (Figura 1). Porém, qual é o objetivo deste enorme projeto?

Este projeto tem como principal objetivo parar o avanço do Sahara para Sul bem como parar também o avanço da desertificação para esta região, sendo esta uma das mais pobres e inseguras de África. O problema do avanço do Sahara é explicado pelos ventos ou seja, as dunas de areia do Sahara não estáticas, movimentam-se, porém este movimento tem-se dirigindo cada vez mais para sul atingindo populações e pondo mais pressão numa região assolada pela fome e movimentos terroristas.

O projeto ainda está a ser desenvolvido tendo um custo de 8 mil milhões de euros, organizações como o Banco Mundial, União Africana, as Nações Unidas e os Jardins Botânicos do Reino Unido prometeram ajudar financeiramente este projeto.

Até à data já se tem sentidos os efeitos deste projeto especialmente no Senegal, país que mais contribuiu para este projeto, utilizando como árvores as acácias, árvores conhecidas pela sua resistência a secas, começou se a observar que com antigos poços secos a terem novamente água, segurança alimentar visto que conseguem produzir mais legumes, maior entrada das mulheres no mercado de trabalho e a terem melhores salários, muitas das pessoas que plantam estas árvores são mulheres e houve uma maior presença de alunos nas escolas públicas do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *