O Papel da Cidadania

“…convictos de que é imperioso devolver aos alunos o sentimento de pertença à turma e à escola, o sentimento de segurança bem como o sentimento da ligação à comunidade. Para este novo ano letivo, a génese do projeto inerente à estratégia do AEMTG preserva-se, assumindo, porém, uma variante temática que potencia uma forma positiva de se perspetivar o futuro próximo: “Gentes seguras, Culturas sãs”.

Pretende-se acima de tudo que os alunos vivam a cidadania com um objetivo, reconheçam a visão do agrupamento, sejam ágeis nas suas intervenções e comuniquem através de uma consciência de cidadania global…”

in “ Estratégia de Educação para a Cidadania AMTG  2020/21”

Este é o terceiro ano da implementação desta componente do currículo e, muito embora não tenha sido isenta de polémicas, continua a dar frutos e a fazer FAZER.

Todas as turmas do agrupamento, do pré escolar ao 12º ano estão envolvidas e empenhadas em transformar os seus projetos em produtos, que de alguma forma deem resposta a questões, dúvidas que foram surgindo nesta época de incertezas.

Uma coisa é certa: com informação correta, com esclarecimentos precisos, com certezas em vez de dúvidas, todos nós conseguimos estar mais seguros e mais saudáveis, uma vez que é esse o objetivo de uma escola preocupada com os seus alunos.

A componente de cidadania é uma área do currículo que todos os professores/ educadores sempre trabalharam, pois, ao educar tentamos sempre ensinar aos alunos a serem cidadãos mais esclarecidos. Não é novidade que as grandes catástrofes sociais acontecem em povos sem educação, pois esta é uma “arma” muito forte contra as atrocidades que as ignorâncias podem causar.

O agrupamento Manuel Teixeira Gomes, que tem pautado a sua atuação como um agrupamento humanista e humanizador, os exemplos de boas práticas são muitos, sendo esta iniciativa mais uma das muitas com visibilidade. Enquanto coordenadora da equipa que coordena a estratégia é um orgulho poder fazer parte desta iniciativa e contribuir para que de cidadania se fale.

Tenho a profunda convicção que todos os alunos que passam por este agrupamento sabem que estão a ser conduzidos por um caminho que lhes assegura a preparação para uma sociedade cada vez mais complexa e exigente.

As práticas de cidadania que vão construindo ao longo do seu percurso educativo, contribuem de forma inequívoca para estarem preparados para realizar reflexões conscientes e assegurar o seu desenvolvimento cívico equilibrado.

Para terminar uma frase que resume de forma clara o que todos pretendemos que os alunos consigam atingir: construção de cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos.

-Raquel Santos, professora da ESMTG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *