Edição física do Teixeira Mais

Olá Teixeirenses!

No final do ano letivo 2020/2021, foi desenvolvida uma versão física do jornal Teixeira Mais, e como tal, escrevemos-vos este artigo para vos explicar como tudo surgiu, e todo o desenvolvimento até ao lançamento do mesmo!

Sendo assim vamos começar pelo início.

A ideia inicial surgiu de dois alunos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, a Maria Marques, 12ºano de Arte Visuais, e o Francisco Balau, 12ºano de Ciências e Tecnologias (ano letivo 2020/2021), com o plano de “ressuscitar” o jornal escolar da ESMTG.

É certo que nestes últimos cincos anos houve edições do jornal escolar, mas sem nunca terem muito alcance, ou mesmo sucesso.

O plano foi então criar um jornal onde se publicassem artigos quase diariamente das mais diversas categorias (Música, Cinema, Ciência, Videojogos, Literatura, e muitas outras), escritos por membros da nossa comunidade escolar, desde a alunos e ex-alunos, a professores, a membros da direção, para assim conseguirmos aproximar um pouco mais esta nossa “família”, assim como partilhar informação fidedigna, interessante e acessível a todos, de modo que qualquer um pudesse usufruir igualmente do jornal.

Uma vez planeado, a ideia inicial era desenvolver tanto um formato físico, como um formato digital, sendo que o físico seria publicado mensalmente, ao invés do digital que seria atualizado quase diariamente à medida que fôssemos recebendo os artigos.

No entanto, pouco tempo depois, entrámos novamente em quarentena, devido à pandemia relativa ao Cov-Sars-2, o que nos obrigou a colocar o formato físico de lado. Seja como for, avançámos com o formato digital. Surgiu assim o jornal escolar, da Secundária Manuel Teixeira Gomes, Teixeira Mais, o qual foi lançado na web publicamente no mês de fevereiro de 2021.

Após três meses ativo, o site do Teixeira Mais conta com mais de sete mil visualizações no site (www.jornalteixeiramais.pt), e com mais de setenta artigos publicados. Foi por volta desta altura que decidimos voltar a pegar na ideia de uma edição física para o nosso jornal escolar. Tivemos o prazer de contar com o apoio do diretor do jornal Barlavento, que nos orientou na forma de como deveríamos organizar a nossa edição impressa, mas acabámos por construir um jornal à nossa maneira.

O jornal Teixeira Mais contou com o patrocínio da Junta de Freguesia de Portimão, que nos financiou a impressão dos jornais, e nos deu todo o suporte necessário ao longo de todo o desenvolvimento do projeto. Um especial agradecimento ao Sr. Presidente da junta de Freguesia de Portimão Álvaro Bila por se ter disponibilizado para nos ouvir.

No dia 25 de julho de 2021, organizou-se um evento de inauguração da versão física do jornal no auditório da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, onde estiveram presentes os alunos e professores que escreveram para o mesmo, membros da direção, assim como alguns convidados especiais.

Por fim, queremos informar que os jornais já se encontram disponíveis em diversos locais em Portimão, assim como na ESMTG. Esperamos que todos consigam dar uma vista de olhos neste projeto que é de todos, assim como que sirva de motivação para que nestes anos seguintes se continue com este jornal e se evolua cada vez mais!

Na nossa escola:

Bloco A

Bloco B (+ sala dos professores)

Bloco C

Bloco D

Polivalente (+ direção)

Pavilhão

————————————————————-

Locais disponíveis em Portimão:

Museu de Portimão (Receção)

Casa Manuel Teixeira Gomes (Átrio das salas de exposição)

TEMPO (centro turístico)

Câmara Municipal (entrada)

Junta de Freguesia (mesas do atendimento)

Biblioteca Municipal (receção)

Escola Secundária Poeta António Aleixo (receção)

O teu jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *