Pansexualidade e uma visão pessoal

pansexual (pan- + sexual):

Que ou quem sente atracção sexual ou interesse amoroso por outras pessoas, independentemente do seu sexo ou da sua identidade de género. “Ou seja, a mesma coisa que bissexual?”, não, alguém bissexual sente atração (amorosa e/ou sexual) dos dois sexos enquanto alguém pansexual sente atração por pessoas independente do sexo, género e da sua identidade de género por exemplo alguém não-binário.

Sempre que por alguma razão me perguntavam a minha sexualidade sentia me como um fardo dizê-la pois maior parte das vezes tinha de explicá-la e não me levem a mal não me importo de explicá-la mas quando duvidam do seu significado fico um pouco desanimada, não me importo de poder educar alguém sobre estes assuntos sempre que vêem na conversa mas é difícil alguém duvidar da vossa sexualidade.

Eu própria já o fiz obviamente, eu nem sempre fui esta pessoa decidida do que gosta e de quem se sente atraída porque durante muito tempo reprimi os meus sentimentos e como não havia muita representatividade à minha volta sempre achei que estava sozinha mas a internet ajudou me bastante a encontrar uma palavra para os meus sentimentos, o que não é o que toda a gente precisa há quem não queira ter um rótulo e eu percebo perfeitamente mas no meu caso eu precisava de me sentir validada e fico muito contente que cada vez mais hajam séries e celebridades com pansexuais.

Por isso é que é tão importante falar sobre estes assuntos para que sejam cada vez mais normalizados e neste mês de junho lembrem-se que apoiar a comunidade LGBTQ+ não é só publicar uma bandeira de arco-íris no instagram mas sim apoiar-nos e espalhar a palavra verdadeira sobre a nossa comunidade. Fico muito feliz por me puder expressar aqui no jornal da minha escola e sei que já evoluímos muito porque há uns anos atrás talvez não fosse possível.

-Rita Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *