Escrever é a arte de fazer com que palavras conjugadas numa simples frase criem sentimentos complexos no leitor, e Emily Bronte soube fazê-lo como ninguém.

Emily Jane Brontë nasceu e viveu em Inglaterra. Morreu bastante nova, com apenas 30 anos, vítima de tuberculose, a doença da época. Foi escritora e poetisa, sendo hoje em dia o seu único livro considerado um clássico da literatura mundial. Inicialmente a obra não foi compreendida e valorizada pelos críticos devido á sua natureza violenta e inquietante.

O monte dos vendavais relata a paixão de Catherine e Heathcliff, uma paixão tempestuosa que vai acabar por afetar todos à sua volta por meio do egoísmo e da vingança. A história é inicialmente narrada por Mr. Lookwood, um individuo que passa a alojar-se na granja de thrushcross que fica perto do monte dos vendavais, mas é depois narrada por Nelly, que passa a contar a Lookwood o que presenciou no monte desde a adoção de Heathcliff até ao presente. Heathcliff é adotado pelo patriarca da família Earnshaw, que mora no monte dos vendavais. Após a morte de Mr. Earnshaw e Mrs. Earnshaw, ficam apenas Heathcliff, Catherine e hindley. Hindley toma a partir dali a liderança da família e passa a ter como objetivo arruinar heathcliff e a fazer de tudo para não permitir a sua amizade com Catherine, o que resulta na partida de Heathcliff do monte. Heathcliff acaba por voltar anos mais tarde preparado para se vingar.

O monte dos vendavais é uma obra que, ao analisarmos, concluímos que o comportamento e desenvolvimento das personagens, proveio todo de uma história de amor, boa ou má.

Ao longo da obra são feitas descrições cruas daquilo que é retratado. Emily não se absteve nem nas partes mais violentas do romance, tudo é abordado de uma forma muito única e, ironicamente, muito bonita de se ler.

No que toca às personagens, nos primeiros capítulos lemos tudo o que precisamos de saber para as acompanhar ao longo da obra.

Heathcliff, uma das personagens principais, é um homem complexo e difícil de descrever. Há uma frase no livro que diz tudo o que precisamos de saber acerca dele, “Ama e odeia, igualmente em segredo, e considera uma espécie de impertinência ser amado ou odiado em troca”. É um homem violento e orgulhoso que ama de forma grande, violenta, apaixonada, e ao mesmo tempo e de forma discreta. Consta nele o amor mais puro e ao mesmo tempo a violência mais escura. É, como diz no livro de forma sucinta, “No aspeto, cigano de pele escura, no vestuário e nas maneiras um cavalheiro- isto é, tão cavalheiro como muitos senhores rurais”. Existe muito contraste nesta personagem, até mesmo na forma como nos relacionamos com ela.

Catherine, o motivo dos desejos de vingança de Heathcliff, é a personagem que eu menos gosto do livro. É demasiadamente mimada, principalmente na forma como ama, mas não deixa por isso de ser uma jovem dedicada e com energia. É arrogante e a causa de muitos dos problemas que acontecem no monte, problemas para o qual não apresenta um motivo, simplesmente prejudica tudo e todos ao fazer o que quer sem olhar a quem. Não se pode falar em Catherine sem referir os seus discursos ao falar de Heathcliff, são extraordinários. Nunca li amor tão bem explicado e ao mesmo tempo tão intensamente sentido.

No geral, todas as personagens passam por um processo de amor e vingança, uns nascem disso, outros morrem, e há também quem fique vivo sem sentir razão para tal.

E no meio de personagens arrogantes, violentas e egoístas que se deixam engolir pela maldade e desdém, Hareton é o único que se pode dizer que não cria a partir do ódio e maus-tratos de que é alvo um sentimento de vingança para com os outros. Para mim ele representa o objetivo deste romance.

O monte dos vendavais destaca-se de todos os outros livros por mostrar o amor e a vingança, conjugados da forma mais violenta, trágica, apaixonada e surpreendente. Esta é uma obra tanto de amor como de vingança.

Nada nos prepara para esta leitura, é realmente uma obra muito completa e complexa, e acima de tudo, ímpar. Acho difícil, e até mesmo impossível, encontrar outra obra tão única e marcante como esta.

Ler o monte dos vendavais é também oportunidade de reflexão, é impossível este livro não ter um efeito em nós, tanto na nossa vida pessoal, como no nosso ser. É uma história que mexe connosco e que quando damos por nós estamos a fazer o que a obra retrata, a sentir vingança pelas personagens que gostamos pelas atitudes más delas, é um ciclo vicioso que esta obra nos dá a oportunidade de reconhecer para o saber parar. É também uma leitura inesperada que engana quem acha que vai ler só mais um romance que depois vai deixar a acumular pó na estante. Quem não pega no livro pontualmente para reler as passagens mais marcantes é porque não o leu bem. O monte dos vendavais é uma obra que vem para ficar na vida do leitor.

-Matilde Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *