Ler Ou Não Ler? Eis A Questão…

“Eu acredito que há poderes além do nosso alcance para além do que podemos ver, ouvir e tocar“– Outlander, Diana Galbadon

Cada livro tem o poder de nos afastar da realidade do presente, colocando-nos a vivenciar outra realidade, por vezes distante, exatamente como faz um romance histórico. Mas o que é um romance histórico? Segundo a internet, o romance histórico é um género literário em prosa em que a narrativa ficcional decorre no passado. No entanto, é muito mais que isso.

Há vários tipos de romances históricos, ou melhor, há duas vertentes: romances históricos e romances de época. De fora parecem iguais, mas o seu conteúdo não poderia ser mais diferente. Os romances de época usam um determinado período como plano de fundo (como a Regência Britânica na serie literária Bridgertons) focando principalmente na parte romântica do enredo. Já os históricos usam factos históricos como ponto de partida da trama sem colocarem o romance de parte, como os livros escritos pela autora Isabel Stilwell sobre os nossos reis e rainhas.

Os romances históricos são um autêntico time turner, como diria J.K Rowling, e muito apreciados por quem quer esquecer o pesadelo da atualidade. As descrições pormenorizadas das paisagens, do vestuário, das casas senhoriais, detalhe de etiqueta da época e o palavreado dos diálogos, levam-nos a estar lado a lado com a/o protagonista, ou a ser a/o protagonista.  A mente evade-se para uma Escócia em pleno seculo XVII ou um Portugal no século XIII, onde um avental de rosas é revelado, ou tropeças sem querer no passado.  Ao ler este género os desejos vão ao rubro e afastam-se de pensamentos pessimistas desta pandemia desgraçada.

 Eu recomendo livros deste género especialmente pela viagem que eles nos levam. Podem começar com clássicos com Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, ou avançarem para os mais recentes, como Outlander, de Diana Gabaldon, ou Ínclita Geração, de Isabel Stilwell, ou até mesmo Kingsbridge: O Amanhecer de uma Nova Era, de Ken Follet. Caso vos aborreça ler os livros, podem tentar ver as series e filmes referentes, se as tiverem.

Apesar de todos os riscos, inclusive o de insanidade temporária, o mundo só muda quando aceitarmos girar com ele “– Isabel Stilwell

-Teresa Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *