“Teixeira Sustentável”

Atualmente, vivemos uma crise ambiental, fruto dos inúmeros comportamentos insustentáveis que o Homem adotou, pelo que se torna essencial a criação de projetos que lutem por um futuro mais verde.

Foi neste contexto que criámos o projeto “Teixeira Sustentável”, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com o objetivo de consciencializar a comunidade escolar quanto aos problemas ambientais.

Desde a Revolução Industrial até aos nossos dias, o bem-estar do planeta tem sido cada vez mais posto em causa.

Primeiro, vivemos numa sociedade consumista, em que produzimos e consumimos cada vez mais, gastando excessivamente os recursos naturais da Terra, quer através da desflorestação e da extração de carvão e petróleo, quer através da pesca excessiva e da produção exagerada de carne.

Segundo, vivemos num ambiente cada vez mais poluído.

O ar que respiramos está cada vez mais contaminado com gases poluentes que, emitidos pelos nossos meios de transporte, pela agropecuária e pelas indústrias petrolíferas, entre outras, contribuem para o aumento da camada de ozono, aumentando o efeito de estufa e aquecendo o planeta.

O mar está cada vez mais contaminado com partículas de microplásticos. Segundo alguns estudos, a cada ano que passa, são despejados nos oceanos cerca de oito milhões de toneladas de plástico e, se a atual produção de plástico se mantiver, em 2030, haverá mais plástico do que peixes no mar.

Assim, é crucial que todos nós tenhamos um papel ativo para travar este desastre ambiental, ao nível de reutilizar e não consumir embalagens descartáveis, de separar o lixo, de utilizar os transportes públicos, etc., e de incentivar os outros a ter comportamentos responsáveis para a manutenção do meio ambiente.

Tendo isto em conta, entre todos os temas propostos pelo nosso diretor de turma para o projeto de Cidadania e Desenvolvimento, achámos que os temas de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental eram os mais preocupantes.

Na nossa escola, nós reparámos em várias situações que precisam de ser mudadas, em prol de uma escola mais verde. Desta forma, criámos um questionário para avaliar os comportamentos da comunidade escolar em termos de reutilização de materiais e de separação do lixo, assim como para recolher sugestões. A partir da realidade dos alunos e professores tentaremos melhorar o nível de sustentabilidade ambiental na escola. Para além disso, tivemos sugestões como a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas led, a criação de mais espaços verdes, a limpeza da escola, uma maior distribuição de baldes de separação do lixo pela escola, entre outras; sugestões essas que tentaremos tornar realidade.

Para monitorizar a evolução do nosso projeto, criámos a página @teixeira.sustentavel na rede social Instagram, onde também partilharemos projetos alheios à escola que consideramos relevantes para a consciencialização da nossa comunidade escolar em relação aos problemas ambientais.

Um projeto de: André Machado, Gonçalo Costa, Margarida Valongo e Matilde Gonçalves, da turma 11ºO, de Línguas e Humanidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *