Assassin’s Creed é um jogo de ação e aventura feito pela Ubisoft Montreal. Sendo o primeiro jogo da série do mesmo nome, foi lançado para Playstation 3 e Xbox 360 em novembro de 2007 e para PC em abril de 2008.
A história mistura elementos de ficção com factos verídicos e retrata o conflito entre os Assassinos e os Templários. Embora as duas organizações querem ambas alcançar a paz, os Assassinos querem alcançá-la através do livre-arbítrio enquanto os Templários querem alcançá-la através do controlo da população.
Em 2012, agentes da Abstergo Industries, a maior empresa farmacêutica do mundo, raptam Desmond Miles e levam-no à sede da empresa em Roma. Sendo supervisionado pelo Dr. Warren Vidic e pela sua assistente Lucy Stillman, Desmond é obrigado a participar como cobaia do Animus, um dispositivo que permite ao utilizador reviver as memórias genéticas dos seus antepassados. Vidic diz-lhe para reviver as memórias de Altaïr Ibn-La’Ahad, um membro da Irmandade dos Assassinos no tempo da Terceira Crusada, na Terra Santa. A sua pesquisa revela que Altaïr, devido á sua arrogância, arruinou uma tentativa de os Assassinos recuperarem um artefacto valioso, a Peça de Éden, que foi roubada pelas forças de Robert De Sablé, o Grande Mestre dos Templários, levando à morte de um Assassino e ferindo gravemente outro. Embora Altaïr tenha conseguido se redimir parcialmente por ter impedido um ataque por parte dos Templários na sede dos Assassinos em Massiafe, na atual Síria, o mentor dos Assassinos, Al Mualim, manda-o assassinar nove homens de volta a conseguir restaurar a sua classificação de Mestre Assassino.
O jogo é jogado na perspetiva de terceira pessoa, em que o objetivo consiste em assassinar os nove alvos propostos por Al Mualim. Para o alcançar, o jogador tem de partir de Massiafe e percorrer a Terra Santa para chegar a uma de três cidades disponíveis—Damasco, Acre e Jerusalém. Lá, o jogador fala com o agente dos Assassinos dessa cidade e este transmite conhecimento mínimo sobre o alvo, sendo necessário obter informação através de várias missões, como interrogações e furtos. Com cada assassinato que é feito, o jogador recebe uma melhoria.
O jogador tem noção de quão destacável Altaïr é para os guardas através do “Ícone de Estatuto Social”. Para efetuar os vários assassinatos e outras tarefas, o jogador tem de considerar as ações mais apropriadas para a situação dada, distinguidas pelo seu perfil. As ações de baixo perfil são as mais socialmente aceitáveis e permitem ao Altaïr camuflar-se com clérigos, passar ao lado dos cidadãos e fazer outras ações que reduzem o nível de alerta enquanto as ações de alto perfil são as menos socialmente aceitáveis e atraem mais atenção e incluem correr, escalar edifícios e atacar inimigos. Quando Altaïr é detetado, guardas tentam apanhá-lo e para reduzir o nível de alerta Altaïr tem de fugir até que fique de fora do campo de visão dos guardas e depois se esconder, ou matá-los com um combate.
A vida do jogador é descrevida como o nível de “Sincronização” entre Desmond e as memórias de Altaïr; se ele se magoar, o dano é representado como um desvio dos acontecimentos da memória em vez de dano físico. Quando a barra de sincronização está cheia, o jogador pode utilizar a “Visão de Águia”, um modo em primeira pessoa que atribui cores às personagens visíveis dependendo da classe a que pertencem: aliados, inimigos, neutros ou o alvo do assassinato.
Embora eu goste do jogo, eu tenho algumas críticas: o jogo é repetivo: o jogador vai para uma cidade, faz duas ou três missões de investigação, assassina o alvo, e repete esse processo oito vezes; o sistema de parkour podia ser melhor executado, sendo que a velocidade com que Altaïr escala edifícios é lenta, o que pode quebrar o ritmo, e quando se atravessa uma viga é possível cair da mesma, o que pode ser um pouco frustrante.
Embora o primeiro Assassin’s Creed deixe a desejar em comparação com os seus sucessores, foi ele que criou as bases da série e foi uma grande influência para os jogos de ação e aventura dos anos seguintes, e eu recomendo-o a quem é fã da série e que ainda não teve oportunidade de o jogar ou a quem ainda não jogou nenhum jogo da série e estaria interessado em fazê-lo.
-Ricardo Costa