“The Walking Dead Game” é um jogo que permite ao jogador influenciar a história. É um jogo episódico de ação, aventura, survival, horror e drama interativo, desenvolvido e publicado pela Telltale Games. Baseado na HQ* (História em Quadradinhos) de Robert Kirkman, “The Walking Dead” consiste em 5 episódios e uma DLC, lançados originalmente entre abril e novembro de 2012.

*HQ é uma história em quadrinhos, isto é, uma história contada por meio de quadros sequenciais que utilizam linguagem verbal e linguagem não verbal.

  O jogo situa-se no mesmo mundo ficcional da HQ, com eventos a ocorrer logo após o apocalipse zombie no estado americano da Geórgia. Entretanto, a maior parte das personagens foram criadas para o jogo, que é centrado no professor universitário e condenado assassino, Lee Everett, que resgata e toma conta da jovem Clementine. O criador da série supervisionou a criação da história para que ela correspondesse com a HQ, mas deixou a Telltale lidar com a maior parte do desenvolvimento. Três personagens da série original fazem aparições no jogo: Hershel Greene, Shawn Greene e Glenn Rhee.

Jogabilidade:

“The Walking Dead Game” é uma aventura gráfica jogada a partir de uma perspetiva de terceira pessoa, com uma variedade de ângulos de câmara cinematográfica, em que o jogador é o protagonista Lee Everett que trabalha com um grupo desorganizado de sobreviventes para se manter vivo no meio de um apocalipse zombie.

 Algumas partes do jogo exigem respostas cronometradas a partir do jogador, muitas vezes levando a decisões importantes que terão impacto a história do jogo, na forma de role-playing games(RPGs). Algumas conversas exigem que o jogador faça uma escolha dentro de um tempo limitado, caso contrário, Lee vai permanecer em silêncio, o que pode afetar a forma como as outras personagens o respondem. Ao contrário de outros RPGs, onde as escolhas caem em cada lado de um “bem ou mal”, as escolhas dentro de The Walking Dead têm resultados ambíguos, tendo um efeito sobre a atitude das personagens não-jogáveis.

  O jogador pode examinar e interagir com personagens e itens e deve fazer uso de itens de reserva e do meio ambiente. Durante todo o jogo, o jogador é apresentado com a capacidade de interagir com os seus arredores, e as opções para determinar a natureza dessa interação. Por exemplo, o jogador pode ser capaz de olhar para uma personagem, falar com essa personagem, ou, se eles estiverem a segurar um item, oferecê-lo para a personagem ou perguntar-lhes sobre isso. De acordo com Robert Kirkman, “The Walking Dead The Game” é focado mais no desenvolvimento das personagens e da história, e menos sobre os tropos de ação que tendem a apresentar em outros jogos baseados em zombies.

 Em mais sequências de ação baseadas, o jogador deve seguir na tela para eventos em tempo rápido (Quick time events (QTEs)), de modo a manter-se a si mesmo, ou até a outras personagens, vivos. Se o jogador morre, o jogo será reiniciado a partir de um ponto pouco antes do QTE. Outras situações cronometradas envolvem grandes decisões, como a escolha de qual dos dois personagens o jogador quer manter vivo.

Cada episódio contém cinco pontos, onde o jogador tem que tomar uma decisão importante, a escolha de uma das duas opções disponíveis. Através de servidores da Telltale, o jogo acompanha quantos jogadores selecionam cada opção e permite que o jogador compare as suas escolhas com o resto da base de jogadores. O jogo pode ser concluído: independentemente de que escolhas são feitas nestas situações, os principais acontecimentos da história continuarão, mas a presença e o comportamento dos personagens não-jogáveis em cenas posteriores serão afetados por essas escolhas. O jogo não permite o jogador fazer checkpoint várias vezes, e inclui um “rewind” característico, onde o jogador pode fazer backup e alterar uma decisão anterior, facilitando assim a exploração de opções alternativas.

Acerca da Telltale:

Telltale Games, fundada em junho de 2004, foi uma empresa produtora de jogos eletrônicos. Com sede na Califórnia, EUA, o estúdio contava com designers (Dan Connors, Kevin Bruner e Troy Molander) que trabalharam pela LucasArts. O seu modelo de negócios girava em torno de jogos e distribuição digital e era mais conhecida pelos seus diversos jogos de aventura baseados em filmes e séries.

Muitos dos jogos desenvolvidos pela Telltale são lançados por episódios. Estes episódios, lançados juntos em uma temporada, são lançados periodicamente, muitas vezes cerca de metade ou menos de um ano após o lançamento oficial. Títulos notáveis da Telltale incluem adaptações de filmes, jogos e séries como “Sam & Max”, “Homestar Runner”, “Monkey Island”, “De Volta Para o Futuro”, “The Walking Dead”, “Game of Thrones”, “The Wolf Among Us”, “Tales From The Borderlands” (um spin off do jogo “Borderlands”), “Jurassic Park”, “Minecraft: Story Mode” (que é um spin off do jogoMinecraft) e “Batman: A Telltale Game Series”.

Em Setembro de 2018, a produtora declarou falência, deixando apenas 25 empregados para terminar o projeto que tinha com a Netflix, “Minecraft: Story Mode”, cancelando assim, títulos como: “The Wolf Among Us Season 2” e “Stranger Things”, deixando “The Walking Dead: The Final Season”, Episode 3 and 4 serem finalizados pela Skybound, que usou os funcionários que criaram o jogo para terminar o projeto original.

A empresa já estava com problemas financeiros há muito tempo, despedindo 90 empregados em 2017. O CEO da Telltale Games diz que “The Walking Dead Season 1”, foi o único jogo que realmente deu lucro à Telltale. 

Lucas Lopes 12ºM 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *