O Rock Alternativo e a sua diversidade enquanto género musical.

O rock alternativo ou só, alternativo é um género musical muito variado, com vários sub-géneros como o grunge e o shoegaze. Surgiu a partir do punk e pós-punk por volta dos anos 80, e hoje em dia é amplamente ouvido.
Tal como o seu antecessor, o punk, o rock alternativo também surgiu nos Estados Unidos, e partilha varias características com o mesmo. Naturalmente muitas das bandas e artistas mais famosos que se enquadram neste género são norte americanas como, Smashing Pumpkins , Red Hot Chili Peppers, Radiohead e Pixies.
Com a inevitável chegada do rock alternativo ao Reino Unido ,surge o britpop ,nos anos 90, com bandas como Blur e Oasis que juntamente com Nirvana e Pearl Jam, bandas vindas do movimento grunge nos estados unidos, levam o rock alternativo para o cenário mainstream, e o género passa a ser ouvido internacionalmente.


The Heart-Shaped Grenade
Como exemplo de todo este género musical, falarei mais acerca de uma das bandas mais famosas e de um dos seus projetos. Green Day , que ,mesmo tendo tomado características mais próximas ao punk rock durante os seus primeiros anos de existência é muitas das vezes categorizada como uma banda de rock alternativo. Isto muito devido ao seu sétimo álbum de estúdio “American idiot” Lançado em 2004 e que , apesar da mudança sonora relativamente a
trabalhos anteriores da banda (como “dookie” e “nimrod”) , é considerado um dos seus melhores álbuns e um dos melhores álbuns de rock alternativo de todos os tempos.


Em 2002 os Green Day encontravam-se numa fase complicada após o lançamento do álbum “Warning” que havia sido um desastre comercial. Decidem então começar um novo projeto que teria se chamado “cigarettes and valentines” , 20 demos de músicas, que acabam por ser roubadas. Talvez para melhor, pois ,este acontecimento faz com que a banda acabe por recomeçar o álbum todo de raiz em vez de tentar reaver ou recrear as tracks desaparecidas. Surge assim um dos melhores albums da sua altura “American idiot”.


Este álbum conceitual conta a história de amadurecimento de um adolescente dos subúrbios dado a conhecer como “jesus of suburbia”, criticando através do ponto de vista do mesmo , o estado em que os Estados Unidos se encontravam na altura.
A primeira track “American Idiot” funciona como uma introdução e localiza-nos espacialmente para o resto da história . Uma América demasiado influenciada pela “mass media” , que oferece expectativas impossíveis de alcançar e deixa as pessoas desapontadas com a sua realidade.


É neste cenário de deceção que nos é apresentado o protagonista do álbum, na segunda track “Jesus of Suburbia” ,como a personificação da raiva e do amor ao mesmo tempo. Esta
dualidade é vista pelos Green Day como uma característica da sociedade americana e , é
também representada na arte do album. Estando presente na capa uma imagem de um punho branco a segurar numa granada vermelha em forma de coração. Esta granada claramente simboliza a coexistência do amor e raiva não só no protagonista mas na sociedade no geral.


A terceira track “Holiday” é uma clara critica à guerra no Iraque, como é evidente nas seguintes linhas: “Sieg heil to the president gasman. – Bombs away is your punishment – Pulverize the Eiffel towers who criticize your government.”. Já a musica seguinte “Boulevard of Broken Dreams” contrasta com o “upbeat” deixado por “holiday” sendo esta quarta musica muito mais melancólica. Demonstra também o estado de espírito e solidão de jesus of suburbia , sendo este estado e melancolia prolongados até à quinta musica “Are we the waiting” antes de ser cortada novamente por uma mudança de sonoridade.


“St. Jimmy” a numero seis do album é a tal que traz a mudança , com um som muito mais
próximo do punk. Esta musica mostra também a metamorfose ocorrente no protagonista, que , após momentos de reflexão e solidão nas tracks anteriores, cria uma nova identidade, Saint jimmy. Um clássico punk ,influencia jesus of suburbia a revoltar-se contra o mundo com raiva e violência , e , na track seguinte “Give me novacaine” ao uso de drogas. O uso destas substâncias leva o nosso protagonista a uma rapariga, rapariga esta denominada de
“whatsername” nome que também batiza a última música do álbum.


Whatsername e Saint jimmy acabam por se relacionar. Relacionamento breve que é representado nas tracks número oito e nove “she’s a rebel” e “extraordinary girl” respetivamente. Já a track que se sucede a estas duas ,“letterbomb” ,é precisamente a carta de despedida de whatsername para St. jimmy.


A décima primeira track “Homecoming” marca outro episódio de mudança na vida do
protagonista ,mas desta vez , de amadurecimento. “jimmy died today – he blew his brains out into the bay – in the state of mind – it’s my own private suicide.”. Mas , ao contrário do que aparenta, a vida não melhora, apenas se torna mais monótona, e jesus of suburbia arranja um trabalho. lamentando e relembrando a sua vida passada ,jesus of suburbia reconhece que precisa de tomar controlo sobre o seu próprio destino, e decide voltar ao subúrbios onde cresceu. “Home – we’re coming Home again.”


O albúm encerra com chave de ouro, “Whatsername” é a última track, e por muitos considerada como a melhor de todo o projeto.
Nesta música está presente um momento de reflexão dos sentimentos do protagonista em
relação a essa rapariga e a esse relacionamento à muito perdido, como é evidente nas seguintes linhas que fecham a musica, e o album. “and in the darkest nights – if my memory serves me right – i’ll never turn back time – forgetting you but not the time.”.

O projeto da banda norte-americana também conta com a musica “Wake me up when September ends” que não se enquadra na história, mas ,é talvez uma das musicas mais famosas não só deste álbum mas de entre todos os trabalhos da banda. A musica foi escrita pelo vocalista e guitarrista, Billie Joe Armstrong, em honra de seu pai que faleceu quando o artista tinha apenas 10 anos.
Temos assim, uma obra prima do rock alternativo , um conjunto de músicas que tanto podem ser ouvidas separadamente, sem contexto algum, ou ,de seguida formando uma história muito bem articulada sobre o conflito entre o amor e a raiva com uma sonoridade que não fica muito atrás da genialidade que é todo o planeamento do álbum. O trabalho da banda acabou também por ser adaptado para um musical rock em 2009.


O Cenário Alternativo Em Portugal...


Claro, não tardaria muito até esta “onda” do rock alternativo chegar a Portugal, e, hoje em dia ,temos várias bandas e artistas que se enquadram nesta categoria, como os Fonzie , Asterisco Cardinal Bomba Caveira, The Gift , Capitão Fausto e Linda Martini. Mas , gostaria de falar mais especificamente sobre , talvez, dos mais influentes entre eles, os Ornatos Violeta.


Formada em 1991 no porto, a banda apenas lançou dois álbuns, “cão” em 1997 e “O monstro precisa de amigos” em 1999 sendo este último talvez o mais conhecido e até
por muitos considerado como um dos melhores álbuns de rock português de sempre. Conta com músicas como “Ouvi dizer” “Chaga” e “Capitão romance”. A banda separa-se em 2002 pouco depois do lançamento deste segundo álbum. No entanto acabam também por lançar uma compilação de músicas inéditas em 2011 que conta com tracks como “Devagar”. Estão atualmente no ativo após se terem reunido novamente em 2018, e apesar de não terem lançado nenhum trabalho novo, fazem concertos com alguma regularidade.


… E No Resto do Mundo


Como é de esperar num mundo globalizado como o nosso, estes aspetos culturais não se
ficaram só pelos Estados Unidos , Reino Unido, e Portugal. Hoje em dia o rock alternativo
encontra-se em todo o lado, com os seus próprios estilos e sonoridades diferentes de região para região. Existem incríveis artistas de música alternativa pelo mundo fora como , apenas mencionado alguns: La Plata, banda espanhola ; ssshhhiiittt!!! banda Russa ; Nürnberg e Molchat Doma , bandas Bielorrussas ; The Rasmus e Pää kii ,bandas Finlândesas;.

Isto para demonstrar o quão abrangente o género alternativo é ,e a variedade existente dentro do mesmo, que, não só muda em termos de estilo, indo do indie rock até ao shoegaze mas também em termos culturais , havendo assim musicas e artistas para todos os gostos.

-Dinis Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *