O outro lado do K-Pop

Depois de uma breve introdução ao kpop, retorno para abordar, desta vez, o lado mais obscuro desse estilo de música, que como já sabemos não é tão simples como parece. 

No último artigo falei muito superficialmente das empresas e de como as mesmas tratam os idols, agora vou me aprofundar mais nesse assunto e outros menos falados pelo público.

Nem todas as empresas seguem dietas e regras rigorosas, mas muitos ex-idols já vieram ao público revelar que, para além das horas de treino extensivas, e proibição de namoros, as dietas eram algo de ridículo, desde a comer apenas uma maçã, duas batatas doces e um batido de proteína por dia até beber duas garrafas de água com gás apenas. Para alguém que está constantemente em movimento ou a treinar, estes regimes são completamente horríveis e muitas das vezes dão origem a problemas de saúde graves.
Mas não para por aí, muitos idols são obrigados a fazer cirurgias plásticas para se parecerem com o “estereótipo koreano”, cara em forma de “v”, pálpebras duplas e nariz fino. Muitas das características que nos fazem diferentes uns dos outros são apagadas com estas cirurgias.

Muitos fãs idolatram essas estrelas de forma não saudável, os fãs de kpop são facilmente estereotipados como pessoas assim, que acham que o seu idol favorito vai-se apaixonar por eles, que são sua propriedade e que não podem ter parceiros, daí a proibição do mesmo pelas empresas, para parecer que os idols estão sempre ao alcance dos fãs. 

Com todos estes fatores alguns idols pensam em desistir, mas muitas das vezes isso não é uma opção, pois as empresas controlam as estrelas financeiramente. Um contrato normal envolve gastos por parte das empresas, como, despesas de concertos, viagens, alimentação, etc. com a expectativa que as estrelas compensem os gastos pelos ganhos, por isso não podem simplesmente sair.

Algumas das vezes a pressão é demasiada para os idols e, infelizmente,  vêem-se sem saída e acabam por se suicidar, Sulli Jonghyun são dois exemplos de o que uma carreira nesta indústria se pode transformar.
Como podemos ver, nem tudo é o que aparenta, o mundo do kpop é mais do que está à superfície. Os idols são vistos como um objeto, não só pelas empresas mas também pelos fãs, sendo facilmente dispensados ou desumanizados pelos mesmos.

-Rita Costa

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