Breve introdução ao K-POP

Para nós ocidentais, kpop pode parecer um estilo de música recente, mas já existe há mais de 30 anos. Mesmo que para alguns seja difícil habituar-se à língua, estilo, e todos os adornos que vêm com esta cultura, o kpop tem muito para que se falar.

Para mim, como para muitos, o primeiro contacto com o kpop foi o Gangnam Style (2012), mas isto foi só o começo do kpop no mundo ocidental. Recentemente, o grupo BTS teve um grande sucesso fora da Coreia e com isso várias portas foram abertas para outros grupos, dando aos interessados mais facilidade para pesquisar e conhecer mais deste estilo de música. 

Neste artigo vou apresentar a superfície da indústria de kpop, para os que até hoje nunca tiveram curiosidade de o procurar.

Para compreendermos o que é kpop temos de ir para o início, nos anos 70 a música pop americana foi banida na coreia o que deu oportunidade às baladas coreanas de brilharem e ficarem nos ouvidos das pessoas até à restauração da democracia, quando em 1992 os SeoTaiji and Boys, uma boy band coreana com estilo de hip hop fizeram o seu debut. Causou ódio para os mais velhos mas furor entre os mais novos. A partir daí tudo mudou para a música na Coreia do Sul.

Novas empresas começaram então a procurar os próximos grupos que poderiam ter sucesso, por exemplo a SM Entertainment, fundada por Lee Soo-man que há mais de 30 anos molda o kpop. Querendo dar reconhecimento a artistas coreanos dentro e fora da Coreia, inspirou-se no canal MTV, acabado de ser criado, para mudar toda a estética da música coreana. O seu primeiro cantor não teve muito sucesso e acabou por ser preso por ser apanhado com posse de drogas, no ocidente os usos de drogas por músicos não é nada de novo, mas para a cultura coreana mais conservadora esta situação foi vista como inaceitável. Isto fez Soo-man aperceber-se que os seus artistas não só tinham de cantar e dançar mas também de se saber comportar. Daí começou o sistema de Training, que até hoje acontece com todos os idols, ele treinava os artistas para o seu propósito, por exemplo se queria ter sucesso no Japão eles eram treinados para saber falar japonês, aprender a cultura, etc… 

Hoje em dia milhares de pessoas vão a audições das empresas para se tornarem a próxima estrela, eles procuram alguém com o pacote completo. Antes de se tornarem idols eles passam por um treino que pode começar quando têm apenas 11 anos, eles praticam a dança, a voz, a parte da atuação, linguagem, como se comportar nas redes sociais e a etiqueta. Nunca há nenhuma garantia de sucesso, por isso podem ficar a treinar apenas por alguns meses ou para outros uma década, mas muitos nunca fazem o seu debut.

Diariamente as empresas recebem queixas sobre a forma que tratam os seus trainees, horas muito longas de trabalho, controle de pesos, dietas intensivas, vida amorosa e formas de comportamento.

A música tem atraído bastantes pessoas pela sua versatilidade e ritmo perfeito para as coreografias sincronizadas. Apesar de ser considerado pop, numa música só é possível encontrar vários estilos musicais, como rock, hip hop, funk, reggaeton, entre outros. Mas basicamente o que diferencia o kpop do pop ocidental são os extras que vêm com a música, a dança, a performance, a merch e o sentimento de comunidade para com os fãs de kpop.

Estes elementos trazem todos os dias fãs novos ao mundo do kpop, daí as suas músicas estarem no topo dos charts de vários países. Ainda que o reconhecimento e a exposição dadas pelo ocidente não seja muita, o kpop continua a quebrar recordes todos os dias.

-Rita Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *