Hollow Knight é um jogo de ação e aventura desenvolvido pelo estúdio independente Team Cherry, lançado para PC, macOS e Linux em 2017 e para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One em 2018.
O jogo foi muito bem recebido, sendo considerado como um dos melhores jogos independentes de todos os tempos e vendendo mais de 3 milhões de cópias. O jogo recebeu várias expansões após o seu lançamento e tem uma sequela, Hollow Knight: Silksong, em produção.
O jogo segue uma personagem apenas conhecida como “Knight”, que tem de descer às profundezas de Hallownest, um reino composto por insetos que foi infestado por uma peste, confrontando bosses e desbloqueando novas habilidades ao longo da jornada.
Tal como visto em Castlevania: Symphony of the Night, o jogo do meu artigo anterior,exploração é um dos focos principais de Hollow Knight. O Knight tem de explorar o vasto reino de Hallownest e descobrir os seus mistérios, recebendo novas habilidades como um duplo salto e a capacidade de aderir a paredes e ressaltar destas mesmas. Cada área tem temas e inimigos únicos e devido à estrutura não-linear, Hollow Knight não obriga o jogador a percorrer um único trajeto nem o obriga a explorar o mundo inteiro. Quando o jogador entra pela primeira vez numa área, um mapa não está inicialmente disponível. Para o obter, o jogador tem de encontrar o Cornifer, o cartógrafo. Mesmo assim, o mapa obtido está incompleto, ou seja, o jogador vai ter de o preencher, e ainda assim, a posição do Knight no mapa só pode ser vista equipando um certo item. Para facilitar os regressos a áreas já visitadas, estão disponíveis estações de viajem rápida e atalhos como comboios e elevadores.
Outra vertente do jogo é o combate, infame por ser desafiante. Os principais meios de combate do Knight são os ataques de curta distância, podendo mais tarde aprender feitiços que permitem ataques a longa distância, embora estes custem Soul. Soul é obtida atacando inimigos e também pode ser usada para curar. A vida do Knight é medida na forma de máscaras. O jogador começa com 4 máscaras, sendo possível adquirir mais colecionando fragmentos de máscara.
Quando os inimigos são derrotados, o jogador recebe Geo, que é usado para comprar inúmeros itens, como fragmentos de máscara e itens-chave.
Quando o Knight morre, este perde todo o seu dinheiro e um terço do armazenamento total de Soul, e para os recuperar, este tem de voltar para o lugar onde morreu e absorver a sombra da sua vida passada.
O jogo está repleto de bosses desafiantes, uns obrigatórios e outros opcionais. A um certo ponto, o Knight adquire um item que lhe permite aceder ao mundo dos sonhos e encontrar versões mais difíceis de alguns bosses.
O Knight pode ser customizado equipando Charms. Charms podem ser encontrados em certos locais específicos ou comprados em lojas, cada um tendo um efeito distinto. Cada Charm custa um certo número de espaços limitados, chamados Notches. O Knight começa com 3 Notches, podendo adquirir mais à medida que progride. É possível equipar Charms com um número de Notches superior ao disponível, mas isto causa que o Knight receba o dobro do dano quando atingido. O Knight só pode equipar Charms quando este se senta num dos vários bancos espalhados pelo jogo, que também restauram a vida do Knight e gravam o progresso.
Hollow Knight é conhecido pela construção do seu mundo. Através das suas paisagens e personagens, o mundo é bastante desenvolvido, e apesar de a maioria das vezes os detalhes descobertos contribuírem pouco para a história principal, é interessante saber estes pequenos detalhes, pois estes realçam o mundo e tornam a experiência mais imersiva. Eu adoro este jogo. É o meu jogo independente favorito. A jogabilidade é fantástica, a direção de arte é excelente e a banda sonora é gloriosa. O jogo é longo também, pois eu levei 100 horas a chegar a 112%. Recomendo-o bastante, especialmente a quem gosta de um bom desafio.
-Ricardo Costa