Para muitos é uma completa idiotice, mas para quem acredita o “jogo de Tarot” é muito mais do que simples cartas embelezadas com figuras e símbolos, é uma conexão com algo que nos transcende.

Embora não haja certeza quanto à sua origem, os documentos indiciam que entre os séculos XIII e XIV os baralhos de cartas de Tarot chegaram a diversos pontos da Europa. O Tarot (também conhecido como Tarô, Tarocchi, Tarock e outros nomes semelhantes) apresenta diversos baralhos, uns com mais cartas que outros. O baralho mais utilizado é composto por 78 cartas: 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores divididos em quatro naipes (paus, copas, espadas e ouros). Em alguns baralhos, os ouros encontram-se designam-se moedas e as copas, elixires. Os Arcanos Maiores, também conhecidos por trunfos, revelam as lições espirituais que teremos que aprender na vida enquanto que os Arcanos Menores falam sobre os eventos que acontecem e transmitem detalhes.

Nos Arcanos Maiores temos as seguintes cartas: O Louco, O Mago, A Sacerdotisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa, Os Enamorados, O Carro, A Justiça, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Força, O Enforcado ou O Pendurado, A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O julgamento e O Mundo.

Em cada naipe dos Arcanos Menores existem 14 cartas numeradas do 2 ao 10 e, O Ás, o Valete, o Cavaleiro, a Rainha e o Rei.

O Tarot é utilizado para nos ajudar a tomar decisões importantes, visualizarmos, através das cartas, coisas importantes às quais não prestámos atenção, e obter respostas sobre, por exemplo, assuntos relacionados ao trabalho, à saúde e ao amor. O Tarot serve, portanto, como um guia espiritual.

Quando fazemos a tiragem o resultado que irá aparecer não significa que aquilo irá acontecer seja qual for a situação. O resultado no Tarot, consoante o método de tiragem, diz-nos que se formos pelo caminho que as cartas nos demonstram o resultado será ou bom ou mau. Por exemplo, numa tiragem amorosa se as cartas que saírem referirem que a pessoa se sente muito presa ao passado, que não consegue equilibrar o coração e a mente de modo a deixar tudo para trás e caso apareça um novo pretendente, a relação não terminará bem. Ao ver este resultado, a pessoa apercebe-se que há situações que a prendem e não a deixam ser feliz, logo, terá que mudar esse fator para o resultado ser diferente.

Há imensas formas de tiragem e cada pessoa trabalha com aquelas que prefere ou que acha mais útil de acordo com a questão envolvida.

Vou demonstrar um exemplo de uma tiragem sobre a pergunta “Será que irá correr bem a minha entrevista de emprego?” recorrendo ao método Peladan.

Resumidamente, nesta tiragem, a carta da Força indica que a pessoa precisa se avaliar em termos de valores e focar-se com garra no seu objetivo para o alcançar. A carta da Roda da Fortuna indica que a pessoa está estagnada na vida e que esteja a pôr as culpas dos seus problemas na má sorte e indica que a pessoa não poderá ficar instável nesse momento. A carta da Estrela indica coisas boas no caminho, porém em termos de obstáculos ela indica que a pessoa está a cobrar-se demasiado. A carta do Julgamento indica bom resultado desde que a pessoa tenha em atenção o seu valor e não abandone o esforço colocado até agora. A quinta carta, a Lua, refere que a pessoa possivelmente se sente desequilibrada a nível emocional e com inúmeros medos.   

Para finalizar, o Tarot não tem um método certo para ser lido e cada leitura varia de pessoa para pessoa pois as visualizações e os significados dados são diferentes. É algo deveras interessante que cada vez mais tem obtido maior uso e reconhecimento.

Teriam coragem de fazer uma leitura ou têm medo dos resultados que poderão aparecer?

                                                                                                                      – Gabriela Bita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *